O Museu do Xadrez
O Museu do Xadrez, primeiro em Portugal dedicado a esta modalidade, foi inaugurado no dia 26 de Julho de 2013, pela autarquia de Figueiró dos Vinhos, no decorrer na Feira de São Pantaleão e está instalado no piso térreo do “Casulo”, moradia mandada construir em 1895 pelo pintor José Malhoa.
O visitante tem a possibilidade de mergulhar no universo do xadrez e percorrer a exposição através da grande variedade de objetos expostos: tabuleiros, fotografias, livros, partidas de xadrez, postais, selos e cartazes. Durante os fins-de-semana, no jardim envolvente ao museu, existe também a possibilidade de jogar xadrez em tabuleiros disponibilizados para esse efeito.
A originalidade e cariz único do espaço e do acervo será decerto interessante para todos os visitantes locais, nacionais e internacionais, desde praticantes ocasionais a apaixonados pela modalidade, tendo a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos já merecido uma referência no site da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), pelo trabalho desenvolvido nesta área.